quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O desenho infantil (Ganhei dos meus alunos)lindos!!!

Brent e Marjorie Wilson (1982) afirmam que após os 8-9 anos, as crianças
têm uma tendência maior a apropriar-se das imagens a sua volta, procurando
imitar ou copiar desenhos. Este processo de aquisição de convenções artísticas é,
segundo os autores, a base do desenvolvimento em arte. Ainda segundo os
autores, o período do desenvolvimento infantil até os 8 anos é bastante estudado,
enquanto que o desenho das crianças mais velhas gera pouco interesse por parte
dos pesquisadores e, conseqüentemente, têm poucos estudos.
Seguindo os momentos conceituais definidos por Iavelberg (1995),
encontramos geralmente a criança de 8 a 10 anos nos momentos “Imaginação” e
“Apropriação”. O período “Imaginação” foi assim denominado porque, “nesse
momento, ocorrem muitas imagens do universo simbólico da criança” (1995, p14).


No momento “Imaginação” a criança pode desenhar coisas que existem e que não
existem como bruxa, dragão, etc, mas já não confunde a realidade com a fantasia
como no momento anterior. Na solução de problemas espaciais, a criança utiliza o
rebatimento e a transparência. Já no momento da “Apropriação” os artifícios de
desenho usados anteriormente não mais satisfazem a criança, que percebe a
existência de outras soluções:
A criança descobre depois disso que pode deixar de desenhar partes dos
objetos reais ou irreais para representá-los, porque percebe que essas
formas de desenho existem em seu ambiente cultural e, com base em
modelos de desenhos que observa, agora já é capaz de querer fazê-los.
(IAVELBERG, 2006, p. 66).

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